Notícias
Escrito por FENADADOS  26/09/2019
Painel Organização Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras de TI

Mediado por Elton da Silva Junior e Joselito Silva, o painel “Organização Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras de TI”, realizado no Congresso da Fenadados, debateu a conjuntura e a necessidade de fortalecimento do movimento sindical, que enfrenta ataques à sua organização desde a reforma trabalhista. Compuseram a mesa Rosane Cordeiro, Luiz Carlos França,  Manoel Messias e José Antônio Garcia Lima. 
 
Durante as explanações ficou contextualizado que a organização sindical dos trabalhadores e trabalhadoras de TI, a exemplo de todas as demais categorias profissionais,  vem passando por profunda modificação por força dos ataques promovidos pelos governos neoliberais aos direitos trabalhistas.
 
Diante deste quadro, é urgente que os trabalhadores assumam o leme e mudem o rumo deste barco, reestruturando a organização sindical de modo a fortalecer essa estrutura.  
 
A filiação a uma Confederação,  por exemplo, seria uma forma de viabilizar o ingresso de ações de inconstitucionalidade para tentar barrar as privatizações,  uma vez que apenas partidos políticos,  centrais sindicais e confederações têm a prerrogativa de propor essas ações.
 
Os debatedores foram unânimes em avaliar a necessidade da participação maior dos trabalhadores e trabalhadoras nas ações dos sindicatos, assim como é fundamental a união das OLTs aos sindicatos para, juntos, fortalecer a defesa dos trabalhadores e trabalhadoras.
 

 

Ao final dos debates, tendo em vista a urgência da questão das privatizações,  os delegados e delegadas aprovaram a filiação da Fenadados e sindicatos à Contracs – Confederação dos trabalhadores no Comércio e Serviços. 

Ex senador Lindberg Farias em defesa do Serpro e da Dataprev e contra as Privatizações

Fenadados no Facebook


Entre em contato