Os sindicatos da categoria de TI estiveram nas redes e nas ruas neste 7 de setembro, participando ativamente também das manifestações do Grito dos Excluídos, levando a voz da categoria em defesa de um projeto nacional soberano, justo e democrático. A presença da Fenadados e de suas entidades filiadas reafirma o compromisso em articular a luta pela soberania digital, pelos direitos trabalhistas e pela unidade da classe trabalhadora.
A categoria destacou três eixos centrais da mobilização:
- Defesa da soberania nacional e fortalecimento das empresas públicas de TI – As estatais de tecnologia são patrimônio estratégico do Brasil. Privatizá-las ou enfraquecê-las significa entregar a gestão de dados sensíveis da população ao controle privado e transnacional. Nesse sentido, a Fenadados reafirmou sua postura firme em defesa da Celepar contra os ataques de privatização, ressaltando que a luta pela preservação da empresa é símbolo da batalha nacional pela soberania digital. Apenas com empresas públicas fortes o país garante autonomia tecnológica e proteção dos cidadãos.
- Combate à precarização e ao sucateamento do trabalho – A categoria denunciou práticas como a pejotização, as jornadas abusivas, a terceirização indiscriminada e a intensificação da pressão sobre os trabalhadores de TI. É preciso assegurar trabalho digno, saúde, estabilidade e valorização profissional em um setor essencial para o futuro do Brasil.
- Fortalecimento da organização sindical e da unidade da classe trabalhadora – Diante da fragmentação e dos constantes ataques aos direitos, a mobilização mostrou que somente com sindicatos fortes, mobilizados e unidos será possível enfrentar a lógica da exploração e disputar o sentido da transformação digital.
As manifestações do Grito dos Excluídos ecoaram as bandeiras históricas da classe trabalhadora e dialogaram com os desafios atuais: enfrentar a dependência tecnológica, resistir ao domínio das big techs e afirmar um projeto de desenvolvimento que coloque o povo no centro do futuro digital.
A Fenadados reafirma: sem soberania digital, não há soberania nacional; sem valorização do trabalho, não há democracia. O 7 de setembro e o Grito dos Excluídos mostraram que a categoria está pronta para seguir mobilizada e construir, junto com o povo brasileiro, um país mais justo, soberano e independente.
Fonte: Sindados-MG, SindPD-RN, Sindados-BA, SindPD-PA, SindPD-CE, SindPPD-RS, SindPD-DF e demais sindicatos filiados que participaram de forma organizada desta mobilização social.