Apresentação

Quem é a Fenadados?

É Federação Nacional dos Empregados em Empresas e Órgãos Públicos e Privados de Processamento de Dados, Serviços de Informática e Similares. A Fenadados, como entidade orgânica à Central Única dos Trabalhadores – CUT, é regida pelos seus princípios e normas. Foi fundada em 4 de dezembro de 1989.

Quem congrega?
São associados da Fenadados entidades sindicais e pessoas físicas.

O que defende?

Foi constituída para fins de estudo, organização, coordenação, proteção e representação legal da categoria dos Empregados nas Empresas e Órgãos Públicos e Privados de Processamento de Dados, Serviços de Informática e Similares.

Entre as prerrogativas de federação estão:
• Representar os interesses da categoria e de Sindicatos associados e as pessoas físicas a eles associados, estabelecendo negociações com a representação da categoria econômica visando a obtenção de melhorias para a categoria profissional;

• Celebrar contratos, acordos, ou convenções coletivas de trabalho e suscitar dissídios coletivos em âmbito nacional ou interestadual;

• Defender os direitos e interesses coletivos, difusos ou individuais homogêneos dos seus associados, podendo para isso atuar judicialmente ou extra-judicialmente, como representante ou substituto processual, promovendo as ações necessárias, dentre elas, o mandado de segurança coletivo, ação civil pública, ação civil coletiva e/ou instrumento jurídico suficiente para assegurar e preservar os direitos da categoria profissional e dos participantes de fundos de previdência privada ou pública de previdência complementar, associados dos sindicatos;

• Estimular a organização por local de trabalho através das OLT’s com o apoio dos sindicatos.

Como é a eleição da diretoria?

A federação é administrada por uma Diretoria Colegiada composta de 20 membros, sendo cinco do Conselho Fiscal. O mandato é de três anos. Cabe a diretoria escolher dentre seus membros uma Diretoria Executiva colegiada, composta por nove membros.

A eleição será por chapa e de forma proporcional, garantida a quota de gênero, de acordo com os critérios da CUT. A chapa que obtiver maioria dos votos escolherá os cargos que preencherá, seguindo-se na forma as chapas subseqüentes. Somente poderão ser eleitas para os cargos da Diretoria Colegiada e do Conselho Fiscal da federação pessoas sindicalizadas pelo menos há seis meses, tomando por base a data de realização das eleições.

A eleição acontece no Congresso Nacional dos Profissionais em Informática (CNPPD) e votam os sindicatos filiados à Fenadados até os seis meses que antecedem ao término do mandato da federação. Cabe ao Conselho Diretor, através de Regimento Interno, estabelecer normas e procedimentos para participação no CNPPD.