Possível privatização de empresas federais de tecnologia leva discussão à Alepa

Fonte: http://mandatobotefe.com.br/ – Por Jéssica Diniz

Deputado Dirceu Ten Caten, líder do PT, conduzirá o assunto na próxima terça-feira, 12.

O Governo Federal anunciou recentemente um programa de privatizações de empresas estatais em segmentos distintos, a notícia preocupa integrantes das empresas Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) e Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social), por isso, na próxima terça-feira, 12, o assunto será tratado na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa).

Trata-se de uma iniciativa que atende além do interesse público, o pedido de técnicos que defendem essencialmente o amplo debate sobre o papel das empresas envolvidas, os interesses do País e, sobretudo, as consequências de tal medida.

Para se ter uma rasa ideia, a grande preocupação refere-se exatamente sobre a segurança e o sigilo de dados estratégicos para o Estado brasileiro, para empresas e milhões de pessoas, especialmente, como o sigilo de contribuintes, comércio exterior, segurança pública, pensionistas, veículos automotores e os próprios condutores, por exemplo.

Em total acordo sobre a necessidade de discutir a possível privatização das estatais, o deputado Dirceu (PT) receberá o público e técnicos no plenário Newton Miranda da Alepa, às 14h, para mediar o debate em sessão especial que deverá aprofundar a questão e ouvir trabalhadores e trabalhadoras diretamente envolvidos.

Empresas desenvolvem tecnologia considerada estratégica para o País

Serpro é considerada a maior empresa pública de desenvolvimento de tecnologia da informação do mundo e provê o processamento de dados desde 1964 com serviços vinculados à emissão de CPF, passaporte, emissão de CNPJ, arrecadação federal e pagamentos, declaração de imposto de renda etc. Estima-se que a empresa é responsável por cerca de 4 mil sistemas informacionais em todo o País.

Já a Dataprev é a responsável pela administração do sistema que processa todo o funcionamento da Previdência Social, desde o pagamento de mais de 34 milhões de benefícios previdenciários, a concessão de benefícios e o próprio funcionamento informatizado e interligado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), além do próprio Sistema Nacional de Emprego (Sine).

 
 

6 thoughts on “Possível privatização de empresas federais de tecnologia leva discussão à Alepa

  1. Pingback: read more
  2. Pingback: buy passport
  3. Pingback: kojic acid soap
  4. Pingback: 다시보기

Comments are closed.