Serpro e Dataprev 2023/2024: pautas de reivindicações dos trabalhadoresforam protocoladas. É a campanha salarial começando!

As reivindicações foram entregues às empresas ontem (30/03). Essas pautas foram unificadas em plenária nacional realizada nos dias 24 e 25 de março, em Brasília, a partir da convocação da Fenadados para seus sindicatos filiados, com o convite também ao Sindppd/RS e Sindpd/SC.

As pautas de reivindicações foram aprovadas na plenária nacional por consenso, refletindo a unidade da categoria e de suas representações. Os eixos principais das campanhas salariais estão baseadas em retomar os direitos que nos foram tirados, especialmente nos últimos 5 anos, sejam trabalhistas, previdenciários e dos nossos ACTs (Acordos Coletivos). Também queremos reconstruir e fortalecer as empresas públicas de TI e do ambiente de trabalho, garantindo os espaços de participação e de consulta aos trabalhadores e trabalhadoras. Especialmente após a derrota do projeto de privatização e destruição do Estado do Governo Bolsonaro, quando conseguimos salvar nossas empresas públicas de TI, SERPRO e DATAPREV.

Abaixo, seguem os eixos de mobilização da nossa Campanha Salarial 2023/2024:


EIXOS ESPECÍFICOS da nossa categoria:

Recuperação dos direitos do ACT (Acordo Coletivo de Trabalho);

Recomposição dos salários e benefícios;

Planos de saúde construídos com os trabalhadores;

Reabertura dos escritórios e regionais da DATAPREV e anistia com retorno dos trabalhadores demitidos;

Reabertura dos escritórios e regionais do SERPRO;

Pelo fortalecimento das empresas públicas e seu papel estratégico para o Brasil, tendo como premissa uma administração humanista e social.

EIXOS GERAIS das/dos trabalhadores:

Revogação das reformas Trabalhista e Previdenciária;

Revogação da lei das terceirizações;

Defesa da democracia, dos direitos fundamentais e promoção da cidadania digital;

Fortalecimento do sindicalismo autônomo e independente frente aos governos, em defesa dos direito da classe trabalhadora.


À luta, que segue!

FENADADOS, sindicatos filiados e Sindppd-RS/Sindados-SC