Dataprev – Representação dos trabalhadores conquista avanços nas negociações

Em mesa de negociação que se iniciou ontem (17) e se encerrou hoje, a representação dos trabalhadores apresentou à Dataprev as principais reivindicações da categoria, tais como melhoria na proposta de índice econômico e garantia dos direitos já conquistados.
Preliminarmente, a representação dos trabalhadores questionou à empresa acerca da suspensão de direitos como antecipação do 13o, licença prêmio e abonos. Após debates, a Dataprev concordou com a argumentação da representação dos trabalhadores e num gesto que declarou ser de boa-fé negocial informou que liberaria os seguintes direitos que estavam suspensos:
1) Licença Prêmio
2) Férias
3) Abono de 6 dias – nesse ponto, a empresa se comprometeu manter os períodos aquisitivos anteriores à suspensão dos direitos. Por exemplo, se o trabalhador ou trabalhadora tinha antes dez dias para reivindicar a folga, terá agora os mesmos dez dias. Se fossem 15 dias, terá os mesmos 15 dias, e assim por diante.
4) A metade do 13º salário, que, segundo proposta apresentada pela empresa, seria paga apenas após o fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho, será creditada na conta dos trabalhadores e trabalhadoras no primeiro dia útil de abril.
No que toca à reivindicação de melhoria no índice econômico proposto pela empresa para reajuste de salários e benefícios, a Dataprev se comprometeu a buscar solução junto aos órgãos governamentais competentes.
O desconto dos dias parados dos trabalhadores e trabalhadoras que participaram do movimento paredista será negociado ao final da Campanha Salarial. Nada será descontado neste momento.
O Plano de Saúde nos mesmos moldes de cobertura da Geap é assunto que será mantido em todas as tratativas, ou seja, está permanentemente em discussão.
Por fim, em seu registro final, a Fenadados deixou claro para a empresa que não aceita qualquer tratamento diferenciado entre antigos e novos empregados.
Uma nova rodada de negociação ficou agendada para o dia 26 de março, mas a Dataprev se comprometeu a antecipar a reunião, caso tenha sucesso na sua busca por soluções junto aos órgãos governamentais.