Dataprev – Reunião específica sobre a cláusula 48 do ACT (saúde)

Foi realizada hoje (22/03), reunião específica com a Dataprev para debater e acordar novo texto para a cláusula 48 do Acordo Coletivo de Trabalho, que diz respeito à Saúde.

Segundo a Dataprev ações continuam sendo implementadas para tentar encontrar uma solução junto à Geap, mas nada está definido.

A empresa afirmou que não tem proposta definida, mas está procurando junto à SEST autorização para aumentar o per capita. Disse também que já tem reunião agendada com operadoras privadas de saúde para negociar alternativas de plano de saúde. Afirmou, no entanto, que isso acarreta aumento no plano.

A representação dos trabalhadores e trabalhadoras lembrou que a Dataprev hoje contribui com cerca de 20% do plano (às vezes menos, chegando a 12%), e cabe ao trabalhador o bruto do custo (80% ou mais). Diante disso, a Fenadados afirmou e reafirmou que não negociará qualquer solução que acarrete em aumento no custo final do plano de saúde. Além do mais, não há como concordar com a alteração da cláusula 48 retirando direitos.

A representação dos trabalhadores e trabalhadoras registrou que quer que a Dataprev socialize as informações com transparência, inclusive quanto a essas reuniões com empresas privadas, assim como quanto às ações que estão sendo articuladas junto aos órgãos governamentais. Lembrou, ainda, que a reivindicação para o aumento do per capita é histórica e mais do que justa.

Por fim ficou registrado que os trabalhadores e trabalhadoras não abrem mão da cobertura ampla garantida pela cláusula 48, assim como a empresa foi cobrada no sentido de que apresente uma proposta concreta para ser levada a deliberação em assembleias.

O assunto será novamente debatido na próxima mesa de negociação da campanha salarial, agendada para o dia 26.