25 DE MAIO, DIA DA LIBERTAÇÃO AFRICANA OU DIA DA ÁFRICA: REFERÊNCIA DE ORGULHO, IDENTIDADE E AUTOESTIMA NO CONTINENTE AFRICANO E NA DIÁSPORA

1963 – 2021, 58 ANOS DA CRIAÇÃO DA OUA – ORGANIZAÇÃO DA UNIDADE AFRICANA

No dia 25 de maio comemora-se o Dia da África, uma data para toda população negra no mundo relembrar um legado de determinação na luta, quando 32 chefes de estado africanos se reuniram na Etiópia, entre os dias 22 e 25 de maio de 1963, enquanto participantes da reunião da CÚPULA DOS ESTADOS AFRICANOS INDEPENDENTES, com o objetivo de dar continuidade ao processo em curso da luta revolucionária de independência dos demais países africanos que ainda se encontravam sob o domínio das potencias européias.

Na busca de conquistarem a libertação total do continente africano criaram a Organização da Unidade Africana (OUA), com o desafio de expulsar o colonialismo promovendo a emancipação do povo africano.

Vale destacar que a colonização européia do Continente Africano durou séculos e deixou um rastro de apagamentos epistemológicos de dezenas de etnias, além da extração de milhares de dólares em riquezas naturais, tráfico de seres humanos e invasão de terras habitadas há séculos por povos remanescentes das antigas civilizações africanas. 

Em 2002, a OUA foi substituída pela atual União Africana.

Conhecer a história da África e sua diáspora, compreender a sua pluralidade étnica, cultural, política e social, e entender a sua importância para a formação da identidade de povos negros em todos os continentes, é fundamental para que possamos nos aproximar da nossa matriz ancestral.

Devido ao simbolismo desta data a Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, a estabeleceu como o Dia da África ou o Dia da Libertação da África.

A data é celebrada em vários países da África e pelos africanos e seus descendentes espalhados pelo mundo.

Conscientes da importância deste marco histórico, deliberamos por realizar em 25/maio/2021(terça – feira) o lançamento do manifesto que leva a público nosso posicionamento político, inicio do processo de construção da 42ª MARCHA DA CONSCIÊNCIA NEGRA ZUMBI-DANDARA DOS PALMARES a realizar-se em 20 / NOVEMBRO / 2021