42ª MARCHA DA CONSCIÊNCIA NEGRA ZUMBI –DANDARA DOS PALMARES

20 DE NOVEMBRO DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA 

326 ANOS DO ASSASSINATO DE ZUMBI DOS PALMARES

MANIFESTO DE LANÇAMENTO

25 / MAIO DIA DA LIBERTAÇÃO AFRICANA

REACENDER  A CHAMA DAS LUTAS NEGRAS DO PASSADO !!!  

 A PANDEMIA NÃO NOS FARÁ ESQUECER NOSSOS HERÓIS E HEROÍNAS !!!

Conscientes de que o mais importante neste momento é a luta pelo mais fundamental dos direitos : A VIDA, estamos lançando nesta data, simbólica para todo povo negro no mundo,  o processo de construção da  42ª MARCHA DA CONSCIÊNCIA NEGRA ZUMBI – DANDARA DOS PALMARES 2021, celebração que, a exemplo no ano anterior, consideramos perfeitamente coerente neste momento pois os/as revolucionários(as) daquele quilombo deixaram um forte legado de determinação e luta exatamente pelo direito à vida, valor  este violentamente atacado pelo poder opressor e assassino  do período cujos sucessores(as) fizeram-se presentes ao longo da história até os tempos atuais.

O dia 20 NOVEMBRO se constitui em uma data consolidada pela luta negra no Brasil como “DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA” em homenagem à resistência e luta de negros e negras do QUILOMBO DOS PALMARES, episodio histórico que durou 100 anos e teve como seu ultimo líder o herói ZUMBI DOS PALMARES cujo legado é aclamado anualmente nesta data na Bahia e demais estados.

Trazer este fato histórico para os dias atuais significa reacender a chama do espírito revolucionário do povo negro, necessária  para impulsionar a luta do conjunto dos oprimidos e oprimidas, em especial a população negra, enquanto maioria do povo brasileiro, sobre a qual desaba toda carga opressora de retrocessos do momento político nacional, para o enfrentamento da direita, cuja articulação golpista em 2016 resultou nos dias atuais em um governo neofascista,  de mãos dadas com o imperialismo estadunidense, possuindo tentáculos na América Latina e Caribe, buscando impor seu projeto neoliberal de retirada de direitos desse povo.

Este ano, em paralelo ao tributo à  ZUMBI, estaremos prestando homenagem póstuma ao nosso companheiro de luta Luís Carlos França, o qual, atingido pela violência letal desta pandemia, nos deixou materialmente. Combativo ativista sindical, sempre à frente das lutas da classe trabalhadora, uma voz forte dentro da militância da esquerda em nosso Estado, comprometido com a construção de um país melhor, sem injustiça social e sem qualquer tipo de segregação, atuou como diretor da FENADADOS e no SINDADOS-BA, e também ajudou na construção de legendas partidárias importantes no estado da Bahia: PT, PSTU e PSOL.

Com certeza, nunca mais esqueceremos desta pandemia, porém não deveremos recordar as vidas interrompidas como números. Cada uma dessas mortes representa ausência, saudade, interrupção de planos e projetos. Eram pessoas, gente assim como nós! O que devemos lembrar também é de que a Covid -19 revelou, potencializou e visibilizou a nossa fragilidade, nossa vulnerabilidade. Retornamos ao mapa da fome, ao desamparo dos trabalhadores e trabalhadoras informais, ao desemprego massivo, ao aumento de pessoas em situação de rua, à cultura de violência contra as mulheres, pessoas negras e indígenas.

A violência também aumentou nas casas, mulheres foram torturadas e assassinadas enquanto estávamos em isolamento. O racismo estrutural persistiu. O ódio aos pobres é latente inclusive no discurso do desgovernante máximo do país.

A nós da luta negra neste pais, que sofremos com a regressão e a recessão econômica ultraliberal, cabe seguir resistindo e ousando. Em ação unitária, defender vacinação já para todos; manutenção do auxílio emergencial e proteção dos empregos e salários.

Concebemos que as organizações negras verdadeiramente compromissadas com a luta de combate ao racismo, enquanto sujeitos políticos das conquistas da população negra brasileira, está frente a novos monstruosos desafios no Brasil e no mundo, devido à ampliação do racismo, muitas vezes assassino, e das desigualdades, bem como ao aprofundamento da crise nacional e internacional.

Os grupos vulneráveis economicamente, nos quais a população negra é demograficamente expressiva, constituem historicamente a base da elevada pobreza e da classe trabalhadora brasileira.

Vale aqui afirmar que em continuidade das lutas do passado, ao longo das ultimas décadas a luta do Movimento Negro tem garantido mudanças na vida da população negra brasileira, frutos de reivindicações históricas.

Vale destacar que neste momento continuamos sob o brutal impacto dos fatos ocorridos em 2020/2021, quando foram assassinados nos Estados Unidos o irmão negro George Floyd e no Brasil João Alberto Freitas (Beto Freitas), por funcionários nas dependências do Carrefour, Bruno Barros Silva  e Yan Barros Silva por funcionários de uma das em unidades da rede de supermercados  Atakadão/Atacarejo em Salvador, assassinatos que se agregam no genocídio dos povos negro e indígena, conduzido há séculos por colonizadores, senhores de capitanias hereditárias, de engenhos, hoje latifundiários, oligárquicos, empresários, capitalistas, imperialistas, exploradores do trabalho humano e das riquezas do Brasil.

São crimes, opressões e explorações também mantidos pelo braço armado do estado burguês que sustenta o feminicídio, a homofobia, a xenofobia, o patriarcado e a intolerância religiosa.

Os verdadeiros construtores e construtoras das riquezas do Brasil continuam massacrados, morrendo, tendo seus direitos usurpados, submetidos à condição de trabalho análogo ao de escravo, atingidos pela negação de direitos e conquistas, agora sob o desgoverno fascistoide de Jair Bolsonaro, aplicando a necropolítica que se abate principalmente sobre as populações  indígena, negra e pobre.

VIVA O QUILOMBO DOS PALMARES !!!

VIVA ZUMBI !!!

VIVA DANDARA !!!

SALVE O MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA !!!

SOMOS TODOS E TODAS QUILOMBO DOS PALMARES !!!

NOSSA CONCEPÇÃO DE LUTA :                                                                                                                                                 

“A LUTA ANTIRRACISTA É COMPROMISSO DE TODAS E TODOS VERDADEIROS(AS)  REVOLUCIONÁRIOS(AS) !!!”

SE VIDAS NEGRAS IMPORTAM, TORNA-SE IMPERATIVO  FAZER AVANÇAR  A LUTA NEGRA NO MUNDO !!!

COMPANHEIRO FRANÇA, OBRIGADA PELO EXEMPLO DE LUTA, O TEMPO NÃO APAGARA  SUA PRESENÇA EM NOSSAS MENTES, VOCÊ ESTARÁ  PARA SEMPRE  EM NOSSOS CORAÇÕES !!!

COALIZÃO MARCHA DA CONSCIÊNCIA NEGRA ZUMBI – DANADRA D0S PALMARES

COORDENAÇÃO NACIONAL DE ENTIDADES NEGRAS – CONEN

FÓRUM CONEN – BAHIA

Salvador – Bahia / 25 /maio / 2021